Como fazer o orçamento com pedreiro para construir uma casa?


“Vou construir uma casa de dois pavimentos com aproximadamente 200 metros quadrados e não sei como combinar com o pedreiro os valores da empreitada. Devo dividir a obra em fases e orçar cada uma? Qual a forma mais segura para fazer isso?”


Essa é uma questão bastante complexa e deve ser muito bem pesquisada e estudada. Percebo pela pergunta que a intenção não é contratar uma empresa para executar a casa, mas contratar um pedreiro, talvez com uma equipe. Nesse caso, esse pedreiro e todos os demais funcionários deverão ser regularmente contratados, com registro na carteira de trabalho e demais formalidades legais. 

Dessa forma, não existirá valor de empreitada a ser combinado, pois os funcionários vão receber salários e eventuais horas extras. Ou talvez a sua intenção seja contratar um pedreiro que tenha uma empresa registrada e você vai contratar a obra por empreitada. Nesse caso, é muito importante acompanhar e fiscalizar o registro regular de todos os funcionários na empresa do pedreiro e também o cumprimento de todas as formalidades legais e pagamentos de todos os encargos sociais, para que você não corra o risco de ter funcionários “sem registro” trabalhando na sua obra, o que é gravíssimo. 

E, para formar ideia de um valor da empreitada, e facilitar o seu planejamento financeiro, sugiro fazer orçamento várias empresas ou empreiteiros (regularizados, conforme exposto acima), solicitando sempre dois tipos de orçamento: por etapas da obra e pela empreitada total. Assim, você terá uma boa margem para negociar. 

Analise e defina bem no contrato o cronograma de pagamento em função do andamento da obra, pois frequentemente esse é um ponto de discórdia nas empreitadas. A compra da ferragem pronta (aço cortado e dobrado) e o concreto usinado são boas alternativas e normalmente geram economia e aumento de qualidade.

(O Lugar Certo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário